quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

O mercado dos cursos de fotografia

A oferta de cursos de fotografia, tão raros antigamente, virou uma constante hoje em dia. Parece que o aumento dos jovens fotógrafos - impulsionados pelo advento digital dos ultimos anos, que proporcionou um maior acesso aos equipamentos fotográficos de ponta - levou diversos fotógrafos profissionais a dedicarem-se (ou não) a virarem professores, seja com a pretenção de fazerem nome, pelo prazer em dar aula ou simplesmente "ganhar um por fora".

A princípio, essa crescente oferta de cursos é algo muito bom, pois permite que o aspirante a fotógrafo tenha uma gama maior de possibilidades. Por outro lado, coloco em questão o princípio motivador de certos "professores" que encaram os jovens fotógrafos muito mais como clientes que de fato como alunos. Uma relação nada pessoal onde a preocupação é apenas em vender o serviço, sem preocupar-se com a real aplicação daquilo ou da sua influência como formador.

É fato que a grande maioria dos fotógrafos tem o ego inflado (incluo-me nessa generalização) e me parece que alguns desses "professores" não são diferentes, preocupando-se muito pouco ou nada, com o trabalho posterior de seus alunos.

Mas não seria o maior louro de um professor, o seu reconhecimento através do sucesso de seus alunos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário